Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

União Estável: 3 Coisas Que Você Precisa Saber!

Publicado por Francisco Gomes
há 4 anos

Esta imagem no pode ser adicionada

Você provavelmente já ouviu falar sobre à União Estável.

Mas, encontra dificuldades em identificá-la na prática já que são vários os conceitos definidos pela sociedade, fugindo muitas vezes do que está previsto na lei.

Certamente já tenha aprendido que para estar em união estável é necessário: morar na mesma casa, ter filhos e até mesmo conviver pelos menos 5 anos juntos.

Com o objetivo de informá-lo, listei as 3 dúvidas mais comuns sobre à União Estável. Vamos a elas:

1º É preciso morar na mesma casa – NÃO! Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, viver no mesmo teto não é indispensável para configurar união estável. É possível que o casal more em casas separadas e mesmo assim estejam em união estável;

2º É necessário que os companheiros tenham filhos juntos – NÃO! Antigamente, não ter filhos impossibilitava o reconhecimento da União Estável. Atualmente, pode ser reconhecida mesmo sem ter filhos;

3º É necessário conviver 5 anos juntos - NÃO! Contudo, o prazo de 5 anos já foi exigido. Porém, o critério analisado hoje em dia é subjetivo, ou seja, analisa-se como você apresenta o companheiro (a) para à sociedade, além de outros critérios estabelecidos na lei como o desejo de constituir família.

Gostou do que leu? Salve e compartilhe.

  • Publicações16
  • Seguidores72
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações81
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uniao-estavel-3-coisas-que-voce-precisa-saber/805140813

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)